sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Uma breve história sobre a Reforma

Véspera do aniversário de 498 anos da Reforma Protestante! Resolvi fazer um pequeno texto, contando um pouco sobre esse incrível fato histórico que graças a Graça, gera frutos até os dias de hoje.

Durante a Idade Média, a igreja católica foi a instituição mais influente da época. Ela atuava não apenas no cunho religioso, mas na política, nas artes, na sociedade num todo. E foi nessa época também que nasceu Martinho Lutero (1483 – 1546), este que seria o grande reformador da igreja. Lutero nasceu numa família pobre, mas sempre fora incentivado a estudar e se desenvolver em todas as áreas de sua vida, inclusive a espiritual. Com o passar do tempo, Martinho foi ficando cada vez mais devoto a Deus e a igreja católica, além de ser um exímio estudante. Cursou filosofia e depois teologia, logo, Lutero seria mais um monge dedicado ao convento. Certo dia achou uma Bíblia em latim na biblioteca do convento onde estava. Lutero havia achado um grande tesouro. A partir daí, se dedicou as Escrituras e as vezes passava madrugadas a fio lendo e estudando a Bíblia e a cada folha se surpreendia e tinha certeza que era um pecador e que precisava de salvação. Foi refletindo sobre doutrinas heréticas que a igreja católica pregava, por exemplo: a venda de indulgências como forma de alcançar a salvação. Lutero foi um homem de oração. Muitas vezes, deixava de se alimentar e fazia vigílias em seu quarto. Seu anseio era conhecer mais sobre Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e o único Mediador entre Deus e os homens. Ele queria espalhar essa verdade a todos. Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou à porta da Igreja do Castelo em Wittenberg (Alemanha), suas 95 teses que fundamentadas nas Escrituras, protestavam a doutrina católica. Lutero foi tido como herege e excomungado da igreja, mas suas teses foram traduzidas pra diversas línguas e foram espalhadas para o povo. A Reforma Protestante em 1517 foi o começo para outras reformas que haveriam de acontecer, onde, Deus levantaria outros Luteros para defender as Escrituras como única, imutável e verdadeira.


Minha mensagem é que possamos ser inspirados pela história de Lutero, que foi um homem cujo o coração ardia por mais de Deus e Sua Palavra e que Cristo levante homens e mulheres a fim de defender as Escrituras e ser reformadores nesse tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário